Bolo de linhaça
Versátil, a semente ganha status de elixir da longa vida, capaz de afastar o risco de doenças e o fantasma do envelhecimento
Regularizar os níveis de colesterol, controlar as taxas de açúcar no sangue, diminuir inflamações, reduzir os incômodos sintomas da menopausa e ainda dar aquela força para a renovação celular. Tudo isso é trabalho fácil para a linhaça, aquela sementinha alongada, escura ou dourada, vendida no Brasil, até pouco tempo atrás, apenas como ração para pássaros.
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de suco de laranja
- 1 xíc. (chá) de farelo de trigo
- 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
- 1/2 xíc. (chá) de uva passa
- 2 ovos grandes inteiros
- 2 col. (sopa) de óleo de canola
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 1/2 xíc. (chá) de semente de linhaça moídas
- 1 col. (sopa) de fermento para pão
- 1/4 de col. (chá) de sal
Modo de fazer
Aqueça o forno. Em uma tigela, misture com uma colher o suco, o trigo, o açúcar, as passas, os ovos e o óleo. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Em outra vasilha, misture a farinha de trigo, a linhaça, o fermento e o sal. Junte as duas até que estejam bem misturadas (não bata). Coloque a massa em uma fôrma de bolo inglês. Asse em temperatura baixa por cerca de 55 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia seco. Deixe esfriar na assadeira por 15 minutos. Desenforme com cuidado e deixe esfriar completamente.
Rendimento: 8 porções