Você já se percebeu com a cabeça a mil antes de dormir, pensando em vários possíveis cenários e perdendo o sono? Durante o dia, você se sente ansioso, pensando em várias coisas que nunca acontecem?
Esses são os pensamentos intrusivos, aqueles pensamentos indesejados e repetitivos que parecem surgir do nada e se recusam a ir embora.
Eles podem ser preocupações sobre o futuro, arrependimentos do passado ou simplesmente medos irracionais. E quando nos deixamos levar por esses pensamentos, eles geram muita ansiedade e angústia, nos fazendo sentir presos em um ciclo de preocupações que muitas vezes não condizem com a realidade.
Pensamentos são só palavras enfileiradas!
A frase acima ajuda muito para nos recordarmos que esses pensamentos não definem quem somos e, na maioria das vezes, são interpretações catastróficas da sua mente e não a realidade de fato.
São criações alimentadas pelo medo e pela incerteza! Saber disso pode ser um alívio inicial, mas como podemos efetivamente gerenciar e acalmar nossos pensamentos? Aqui vão algumas dicas práticas para ajudá-lo nesse processo:
Como lidar com pensamentos intrusivos
•Racionalização
Questione seus pensamentos e converse com eles. “Isso é realmente verdade?” ou “Estou exagerando a situação?”. Analisar a realidade dos seus pensamentos pode ajudar a desmontar o poder deles sobre você.
•Atividade física
Exercícios físicos, como caminhadas, corridas ou yoga, liberam endorfinas, que são hormônios que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, a atividade física desvia a atenção dos pensamentos intrusivos.
•Psicoterapia
Conversar com um psicólogo pode ser necessário. Um profissional pode oferecer ferramentas e técnicas específicas para ajudar a lidar com pensamentos intrusivos e a ansiedade resultante deles, te auxiliando a compreender as crenças por trás e te libertando desses padrões.
•Escrita terapêutica
Manter um diário onde você anota seus pensamentos e sentimentos pode ajudar a processá-los de maneira mais saudável. Você pensa mais rápido que escreve, portanto, o tempo que você demora para escrever faz com que a sua mente diminua a velocidade de processamento, diminuindo o nível de ansiedade, além de que só de tirar os pensamentos de dentro de você e vê-los escritos pode diminuir o impacto.
•Foco no presente
Muitas vezes, os pensamentos intrusivos são sobre o passado ou o futuro. Praticar o foco no presente, apreciando o momento atual, pode ajudar a reduzir a ruminação.
•Autoaceitação e compaixão
Seja gentil consigo mesmo. Entenda que todos têm pensamentos intrusivos e que não há problema em se sentir ansioso. Pratique a autoaceitação e a compaixão, reconhecendo que você está fazendo o melhor que pode e que está buscando melhorar!
Além dessas dicas, é necessário desenvolver a capacidade de estar consciente e analisar as situações ao seu redor sob outras perspectivas.
Muitas vezes, estamos tão imersos em nosso próprio ponto de vista que esquecemos de considerar outras possibilidades e esta conscientização pode trazer uma compreensão mais ampla e equilibrada da realidade, ajudando a dissipar a ansiedade gerada pelos pensamentos intrusivos.
Para praticar essa consciência, tente se colocar no lugar de outra pessoa ou imaginar como um observador externo perceberia a situação. Isso pode ajudar a desfazer a crença de que a sua perspectiva é a única ou a mais precisa.
E não se esqueça, acalmar seus pensamentos não é sobre forçar sua mente a parar de pensar, mas sim sobre aprender a gerenciar esses pensamentos de maneira saudável.
Com prática e paciência, você pode encontrar essa paz interior e a clareza que procura. Cada pequena mudança na sua mentalidade pode contribuir significativamente para um estado de espírito mais calmo e equilibrado e, portanto, em uma vida mais feliz e menos ansiosa!
_______________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3