Afinal, o que é o Setembro Amarelo? É uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, e tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância da saúde mental, combater o estigma em torno das doenças mentais e promover a prevenção do suicídio. É um abraço coletivo que nos lembra de que nossa mente, muitas vezes silenciosa, requer nossa atenção e cuidado.
Os números relacionados ao suicídio são como um chamado à ação. A cada 40 segundos, em algum lugar do mundo, alguém enfrenta uma batalha interna que parece insuportável e tira a sua vida. Esses índices, em constante aumento, ecoam o grito de socorro de tantas pessoas que precisam ser ouvidas e apoiadas.
Essa data vem com tamanha importância para nos lembrar que podemos fazer a diferença, que podemos ser faróis de luz para aqueles que enfrentam a escuridão da depressão, ansiedade e outras doenças mentais.
Aqui vão alguns dos fatores de proteção que devemos nos incentivar e implementar:
- Apoio Social: Nossos relacionamentos são âncoras que nos mantêm firmes. Um ombro amigo, uma escuta atenta podem salvar vidas.
- Cuidados Profissionais: Buscar ajuda de profissionais de saúde mental é um ato de coragem e amor-próprio.
- Resiliência: A capacidade de superar desafios é como uma armadura que nos protege.
- Comunidade: Sentir-se parte de algo maior, participar de atividades comunitárias, nos conecta e fortalece nossa resiliência.
Neste Setembro Amarelo, convido todos nós a praticar a compaixão, a começar por nós mesmos. Vamos nos lembrar de que a autocobrança excessiva e o perfeccionismo podem ser fardos pesados. Devemos aprender a viver mais no presente, praticando a atenção plena (mindfulness), que nos ajuda a desacelerar e a nos conectar com nossos sentimentos mais profundos.
Além disso, cuidar de nossa saúde mental é cuidar de nosso corpo, uma alimentação balanceada, controle emocional, exercícios regulares e uma boa noite de sono são presentes que podemos nos dar todos os dias. Corpo e mente são parceiros inseparáveis em nossa jornada.
E, por último, mas não menos importante, é importante lembrar que a vida é muito mais do que o nosso trabalho! Vamos cultivar nossos hobbies, nutrir relacionamentos saudáveis e abraçar momentos de lazer e relaxamento. O sucesso profissional é importante, mas não à custa de nossa felicidade e equilíbrio emocional.
Gostaria que você refletisse no que faz a sua vida valer a pena. Quais são as pequenas coisas que te tiram sorrisos ao longo do dia, quais são os pequenos atos que te promovem bem-estar e contentamento.
Para muitos, a vida ganha valor através dos pequenos momentos e das experiências significativas. Coisas simples, como passar tempo com a família e amigos, desfrutar de um belo pôr do sol, alcançar metas pessoais, praticar hobbies ou fazer boas ações, frequentemente são aquilo que faz a vida valer a pena. Cada um tem suas próprias razões e valores que tornam a vida especial e valiosa!
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando uma crise, saiba que a ajuda está disponível. O telefone da CVV (Centro de Valorização da Vida) está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, no número 188. Que possamos sempre nos recordar que somos todos luzes preciosas em um mundo que muitas vezes parece escuro.
Vamos juntos construir uma sociedade mais consciente, solidária e acolhedora, onde cada pessoa possa florescer emocionalmente.
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3