BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Sinais de que suas lentes de contato precisam ser trocadas

Saiba mais sobre os riscos de usar lentes de contato danificadas ou estragadas

Por Dr. Tiago César Pereira Ferreira
Atualizado em 26 ago 2024, 11h27 - Publicado em 24 ago 2024, 08h00

Existem vários sinais que indicam a necessidade de troca das lentes de contato.

Se as lentes, que costumavam ser confortáveis, começam a causar sensação de corpo estranho ou irritação, elas devem ser substituídas. Lentes danificadas também podem gerar visão turva.

Além disso, a presença de vermelhidão nos olhos pode acontecer como uma reação às lentes que já ultrapassaram seu tempo de uso.

Sensibilidade à luz, lacrimejamento e olho seco também são sinais que podem sugerir a necessidade de um novo par de lentes.

Vale lembrar que, se as lentes estiverem rasgadas ou com bordas irregulares, elas devem ser substituídas imediatamente, independentemente do tempo de uso restante.

Continua após a publicidade

Quais os riscos de usar lentes de contato estragadas?

O uso de lentes de contato estragadas pode colocar em risco a saúde ocular. Lentes danificadas ou com depósitos podem causar abrasões na córnea, provocando infecções e úlceras, que são potencialmente graves e podem comprometer permanentemente a visão.

Lentes de contato que não são substituídas regularmente podem acumular depósitos de proteínas, lipídios e outros detritos, aumentando as chances de conjuntivite e outras inflamações.

Continua após a publicidade

O uso prolongado de lentes de contato estragadas também pode exacerbar a hipoxia corneana, uma condição em que a córnea não recebe oxigênio suficiente, resultando em edema e complicações graves a longo prazo.

Respondido por:

Dr. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, catarata, lentes de contato e ceratocone. Instagram: @tiagocesarpf

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.