
A dieta frugal é uma estratégia alimentar que se baseia no consumo predominante de alimentos in natura, especialmente frutas, legumes, verduras e grãos integrais.
A ideia central é consumir alimentos o mais próximo possível de seu estado natural, evitando açúcares refinados, óleos industrializados e alimentos ultraprocessados.
Quais os benefícios da dieta frugal?
Pesquisas têm mostrado que a dieta frugal pode trazer alguns benefícios à saúde, por exemplo, diminuição das chances de doenças crônicas, perda de peso, melhora da saúde intestinal e aumento da energia e da disposição.
Apesar dessas vantagens, é importante também estar atento aos possíveis riscos associados à dieta frugal, entre eles, deficiências nutricionais, dificuldade em obter todos os nutrientes e efeitos colaterais iniciais.
Dieta frugal é indicada para qualquer pessoa?
A maioria das pessoas pode obter vantagens da dieta frugal, porém essa abordagem não é indicada para todo mundo, por isso, é importante contar com a orientação profissional antes de adotá-la na rotina. Vale destacar que grávidas, lactantes e crianças devem ter uma atenção especial à alimentação, para garantir o aporte adequado de nutrientes.
Keyth Sulamita, nutricionista e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ