
O consumo de cerveja, por si só, não é a única causa de ganho de peso ou da chamada barriga de cerveja.
No entanto, estudos indicam que o consumo frequente e excessivo de bebidas alcoólicas, incluindo cerveja, pode contribuir para o aumento de gordura abdominal.
Isso ocorre porque o álcool é calórico e, quando ingerido sem moderação, representa mais calorias ingeridas do que gastas, resultando em ganho de peso, especialmente na região abdominal.
Cerveja dá barriga?
A barriguinha de cerveja não é causada exclusivamente pela bebida, mas por uma combinação de fatores:
- A cerveja é rica em calorias que, se consumidas em excesso, são armazenadas como gordura.
- O álcool é uma toxina que, quando consumida, o corpo acaba priorizando a sua metabolização, deixando o metabolismo de gorduras e carboidratos em segundo plano, o que favorece o acúmulo de gordura.
- Muitas vezes, o consumo de cerveja está relacionado a hábitos alimentares pouco saudáveis, como petiscos calóricos, que aumentam ainda mais o aporte calórico.
- O álcool pode favorecer o acúmulo de gordura visceral, que está relacionado ao aumento da circunferência abdominal.
Quais os riscos do consumo excessivo de álcool à saúde?
O consumo excessivo de cerveja e de outras bebidas alcoólicas está associado a diversos riscos para a saúde, por exemplo, obesidade, esteatose hepática, alterações metabólicas, doenças cardiovasculares, aumento das chances de câncer e piora da saúde mental.
Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. Instagram: @dra.marcellagarcez