Continua após publicidade

Pele ressecada? Saiba como o umidificador de ar pode ajudar

Tempo seco pode favorecer ressecamento e sensibilização da pele. Entenda como o aparelho pode evitar essas alterações!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 3 Maio 2024, 13h48 - Publicado em 2 Maio 2024, 14h00

Quando o tempo está seco, o umidificador de ar se torna um verdadeiro aliado para lidar com sintomas respiratórios como irritação na garganta, ressecamento nasal, tosse seca e até mesmo dificuldade para respirar. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que ele também pode trazer alguns benefícios à saúde da pele.

De acordo com a Dra. Cláudia Marçal, dermatologista, especialmente durante o inverno e o verão, duas estações marcadas pela diminuição da umidade do ar, é normal que a pele fique suscetível à descamação, sensibilização e rachaduras.

“Além disso, fatores abrasivos como aquecedor interno, ventos fortes e chuveiros quentes podem perturbar ainda mais a camada lipídica da pele, que serve como uma barreira contra bactérias, poluições e outras agressões”, explica a médica, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Benefícios do umidificador de ar à pele

“O calor artificial dos aquecedores torna o ar interno extremamente seco, e as temperaturas frias sazonais, por si só, também tornam o ar externo realmente seco. Essa alternância de ar quente (seco) e frio (seco) pode tirar da pele seus óleos naturais, que funcionam como uma primeira linha de defesa”, diz a dermatologista.

Continua após a publicidade

O umidificador ajuda a aumentar os níveis de hidratação do ar interno, contribuindo para o equilíbrio da pele e minimizando os efeitos negativos do tempo seco lá fora.

A dermatologista afirma que o uso dos umidificadores é recomendado principalmente para pessoas com eczema, psoríase ou pele seca, pois esse cuidado evita a piora dessas condições.

Para quem tem a pele oleosa, o aparelho também pode colaborar significativamente, prevenindo o efeito rebote. “Se você tem pele oleosa, mas já experimentou a secura na pele (como depois de um longo voo), você sabe que, quando sua pele é exposta a um ambiente muito seco, ela provoca o aumento da produção de óleo para tentar compensar. E os umidificadores ajudam a ficar longe desse problema”, destaca.

Continua após a publicidade

No entanto, é claro que a hidratação da pele também depende de outras medidas, entre elas, beber a quantidade ideal de água por dia e fazer o skincare adequado.

Por fim, a Dra. Cláudia lembra que o umidificador de ar deve ser limpo regularmente, com sabão e água ou vinagre. “Os umidificadores precisam ser limpos pelo menos uma vez por semana. Se não for devidamente limpo ou com suficiente frequência, eles podem se tornar um terreno fértil para bactérias, fungos, leveduras e mofo”, orienta.

 

 

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.