5 sinais de que sua pele está desidratada e como reverter a situação
Pular a etapa de hidratação no skincare pode colocar em risco a saúde e aparência da pele. Saiba mais!

A hidratação é uma etapa fundamental para garantir não só a beleza, mas também a saúde da nossa pele, garantindo a proteção contra agressões externas e prevenindo irritações e inflamações. E, quando a derme está desidratada, ela costuma dar alguns sinais. Confira a seguir 5 deles!
Sinais de pele desidratada
Excesso de oleosidade
Sim, o excesso de oleosidade pode indicar que a sua pele está desidratada. E de nada adianta você simplesmente eliminar o uso do hidratante para tentar controlar essa produção exagerada de sebo.
“As peles oleosas precisam de uma rotina de hidratação parecida com as peles secas. Inclusive, o excesso de oleosidade pode significar justamente essa falta de cuidado. Entretanto, é indicado fazer uso de cremes mais leves, como a textura em gel, por terem uma base aquosa e hidratarem sem pesar”, afirma a Vanessa Perusso, médica parceira da Cloy.
Sensibilidade e coceira
“Quando a pele está ressecada, é comum que ela fique mais suscetível a danos de fatores externos e ao surgimento daquela sensação de repuxamento, o que acaba gerando coceira, descamação e vermelhidão”, conta.
Sensação de pele áspera
Quando a pele perde a hidratação natural, ela tende a ficar com uma textura áspera. “Para peles que são mais secas naturalmente ou que estão passando por uma fase de muito ressecamento, é recomendado utilizar texturas de hidratantes mais consistentes”, sugere a especialista.
Pele acinzentada
A pele acinzentada é um dos principais sinais de que há uma falta de hidratação.“Esse aspecto opaco e sem vida ocorre porque, quando desidratada, a pele perde sua luminosidade natural e a circulação sanguínea pode ser prejudicada, resultando em um tom menos saudável e viçoso”, comenta a parceira de Cloy.
Desconforto após o banho
Como dito anteriormente, a pele desidratada fica mais sensível e apresenta uma tendência à sensação de repuxamento e coceiras. Esses desconfortos podem se intensificar após o banho, pois, ao entrar em contato com a água quente, os óleos naturais da barreira cutânea podem ser removidos.
“Essa sensação de repuxamento após o banho é um indicativo de que a barreira de hidratação da pele foi comprometida e, por isso, é essencial aplicar cremes hidratantes logo após o banho, enquanto a pele ainda está levemente úmida. Dessa forma, o produto ajuda a reter a umidade e a restaurar a camada protetora o quanto antes”, conclui a dermatologista.