Não importa quanto FPS 50 você tenha aplicado ao longo da sua vida, linhas finas e rugas eventualmente aparecerão para todos nós — e elas são completamente aceitáveis. Se você está pronto para usar as linhas do seu sorriso como prova de uma vida feliz e plena, vá em frente, mas outros podem se sentir mais confiantes com uma pele mais lisa e com aparência mais cheia. E é aí que entra o Botox.
O nome popular da tóxica botulínica tem sido um aliado de muitas pessoas preocupadas com o envelhecimento da pele. E para sermos completamente honestos, não existe um tratamento caseiro que reproduza totalmente os efeitos paralisantes do Botox.
Mas se você está procurando uma alternativa mais natural e sem agulhas ao tóxico, certos ingredientes para a derme podem ajudá-lo a preencher linhas finas e rugas, ao mesmo tempo que estimulam a produção de colágeno em casa.
Aqui está o que você deve saber sobre as alternativas ao Botox.
COMO AS RUGAS SURGEM
Para entender a diferença entre o Botox e os cuidados tópicos com a pele no tratamento de linhas finas e rugas, é útil entender, primeiro, como elas se formam. Linhas dinâmicas são rugas “que aparecem com o movimento muscular”, explica Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité. Pode ser a testa movendo-se para cima e para baixo, as sobrancelhas franzindo ou os olhos apertando, para citar alguns.
Já, quando essas linhas ficam tão marcadas que começam a aparecer mesmo quando o rosto está em repouso, temos as linhas estáticas, conhecidas como rugas.
Mas não é só o movimento que as causa. Danos à pele causados pela radiação UV (leia-se: sol), tabagismo ou apenas pelo envelhecimento geral causam a quebra do colágeno e da elastina, tornando a pele menos resistente e também mais propensa a linhas e rugas mais profundas.
COMO O BOTOX TRATA AS RUGAS
Quando injetada em um músculo facial, a toxina botulínica bloqueia a liberação da substância química acetilcolina, impedindo o movimento do músculo. À medida que o músculo é forçado a relaxar, já não é capaz de criar as linhas dinâmicas na sua pele – levando a uma aparência mais suave e sem rugas futuras.
MELHORAS ALTERNATIVAS AO BOTOX
Diremos novamente: não importa quão sofisticado ou caro seja, nenhum produto tópico para a pele pode fazer exatamente a mesma coisa que o Botox faz.
No entanto, foi clinicamente comprovado que certos ingredientes para a pele proporcionam efeitos semelhantes (e esses tratamentos tópicos para rugas podem até ser uma escolha melhor para você do que o Botox – falaremos mais sobre isso mais pra frente).
1Peptídeos
Peptídeos são cadeias curtas de aminoácidos que vêm em várias formas. O potencial antienvelhecimento dos peptídeos foi demonstrado pela primeira vez há quase duas décadas em uma pesquisa apoiada pelo National Institutes of Health (NIH) sobre o ingrediente Matrixyl, ou palmitoil pentapeptídeo-3. O estudo mostrou a capacidade dos peptídeos de estimular a produção de colágeno na pele, o que ajuda a preencher linhas finas e reduzir o aparecimento de rugas.
Embora a investigação seja promissora, “são necessários estudos mais independentes, maiores e bem estruturados para avaliar definitivamente estas afirmações”, adverte a médica Hadley King, de Nova Iorque.
2Retinóides
Quer suas preocupações sejam acne, opacidade ou linhas e rugas, o retinol e os retinóides comprovadamente ajudam. Eles são a opção tópica mais comprovada para o antienvelhecimento. O retinol é um poderoso ingrediente de sinalização celular que desencadeia a produção de colágeno e elastina e faz com que as células se comportem como células mais jovens e saudáveis.
Deve-se observar que o retinol e os retinóides não são seguros se você estiver grávida ou amamentando, mas existem outras opções, como te contamos em nosso site.
Fatores de crescimento
Os fatores de crescimento epidérmico (FCE) são ingredientes incríveis para reparar e fortalecer a barreira da pele e prevenir sinais de envelhecimento. Eles aumentam a produção de colágeno e elastina na pele, o que ajuda a fortalecer a barreira cutânea e a prevenir e reduzir linhas finas e rugas.
NÃO DEIXE DE USAR
Nenhuma dessas alternativas (e nem mesmo o próprio Botox) são de grande ajuda se você não adicionar também esses passos:
4Hidratantes
A pele desidratada amplifica as rugas e linhas finas, fazendo com que elas pareçam ainda mais gravadas na pele. Manter-se hidratado – tanto bebendo água quanto aplicando produtos hidratantes para a pele – é fundamental para uma pele lisa.
Os ingredientes favoritos que você deve buscar são: ácido hialurônico e glicerina, que atraem umidade para a pele para um aumento instantâneo e refrescante de hidratação.
5Antioxidantes e Proteção Solar
Os antioxidantes são como um escudo protetor para a pele. Eles neutralizam qualquer dano causado pelos radicais livres e pelo ambiente ao seu redor (como raios UV ou poluição causada pela má qualidade do ar). Certos antioxidantes, como a vitamina C, contribuem para a produção de colágeno e, portanto, estão associados à redução de linhas finas e rugas.
E, em estudos clínicos, demonstrou-se que antioxidantes tópicos combinados com protetor solar fornecem mais proteção solar em comparação com o protetor solar sozinho — que deve ser usado durante o dia, independentemente do clima e da época do ano.
RAPIDEZ DOS RESULTADOS DAS ALTERNATIVAS AO BOTOX
Sim, os ingredientes não injetáveis podem ter resultados visíveis na sua pele. Mas eles exigem muito mais paciência. O Botox e seus pares (como Dysport, Juvederm e Daxxify) começam a fazer efeito em cerca de uma semana, com seus resultados de “pico” aparecendo duas semanas após sua consulta.
Já, quando se trata de cuidados caseiros, a consistência é fundamental para o tratamento de rugas.
Embora você note imediatamente os efeitos de preenchimento de um ingrediente hidratante como o ácido hialurônico, você precisará se comprometer com sua nova rotina de cuidados com a pele por pelo menos um mês antes de começar a ver resultados visíveis.
Mas quer uma boa notícia? Os cuidados tópicos com a pele podem ter vantagem sobre o Botox quando se trata de longevidade. Embora você tenha que esperar mais para ver o resultado (e o resultado será menos dramático que o Botox), o efeito aumenta e pode ser sustentado ao longo do tempo com o uso regular.
Os benefícios de uma máscara de LED e de aparelhos de microcorrente adicionam aos cremes, acelerando a produção de colágeno na pele.
Além disso, ao associar essas tecnologias em casa, você vai ver efeitos mais duradouros.