Continua após publicidade

Água fria é o segredo para cabelos brilhantes?

A água fria fecha as cutículas do cabelo, deixando-o mais brilhoso

Por Amanda Ventorin
4 ago 2022, 10h00

Se você é um amante dedicado de cuidados com o cabelo com cronograma capilar e uma lista longa de cremes, sprays, óleos e mesmo assim não está vendo diferença, talvez seja hora de adicionar mais um passo a sua rotina: a água fria.

Acontece que usar água fria no cabelo é um truque subestimado que pode ajudá-lo a obter cabelos brilhantes e mais saudáveis, uma vez que a temperatura da água não irá interferir na produção de oleosidade, promover a abertura das cutículas ou o ressecamento.

MAS POR QUE A ÁGUA FRIA É BOA PARA O CABELO?

Primeiramente, é importante entender sobre a composição do fio de cabelo. Ele  é composto por três partes: a medula é o centro e é coberta pelo córtex, que é a camada intermediária feita de proteínas de queratina (também conhecidas como proteínas que compõem o cabelo, a pele e as unhas). Então, a cutícula envolve o córtex e é a camada protetora mais externa do fio de cabelo.

A cutícula é composta de células planas e sobrepostas que parecem escamas e podem abrir e fechar, se ela está aberta ou fechada há um impacto direto na aparência dos fios. Por exemplo, o cabelo não consegue reter a umidade tão bem quando as cutículas estão abertas, então isso pode resultar em fios com aspecto frisado.

E o que a temperatura da água tem a ver com isso? Bem, enquanto a água morna abre a cutícula, a água fria tem o efeito oposto. “A água fria causa uma vasoconstrição e fecha a cutícula do cabelo, dessa forma, proporciona mais brilho. A água quente, por outro lado, faz o contrário e abre a cutícula, danificando” explica Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica.

Continua após a publicidade

Outra razão pela qual a água fria ajuda a dar brilho é que a água muito quente pode “desequilibrar o pH” do cabelo.

Além disso, a temperatura baixa diminui a incidência de seborreia e de doenças que acometem o couro cabeludo como a psoríase, de acordo com José Fraga Filho, dermatologista. Além de manter por um período maior a química e o tonalizante utilizado deixando o cabelo mais assentado e com menos frizz.

COMO DEIXAR O CABELO BRILHANTE COM ÁGUA FRIA

Calma, você não precisa tomar banho frio para ter cabelos brilhantes. Em vez disso, é melhor fazer um enxágue rápido no final do banho.

Continua após a publicidade

Isso porque a água morna pode ser importante antes de higienizar os fios – ela abre as cutículas, permitindo que os produtos limpem profundamente e penetrem nas fibras capilares. Então, passar o cabelo por um choque de água fria ajuda a fechar a cutícula e selar a umidade e todos os ingredientes benéficos do cuidado do cabelo.

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.