Continua após publicidade

O que acontece quando você inclui a biomassa de banana verde na dieta

Reduz a carga glicêmico das receitas, o que faz com que elas engordem menos. Aumenta a sensação de saciedade e, assim, você economiza no consumo de calorias. Regula o colesterol.  Alimenta as bactérias boas do intestino e, consequentemente, previne o câncer de cólon, aumenta a absorção dos nutrientes. O intestino também passa a funcionar melhor! […]

Por Deise Coelho
Atualizado em 26 abr 2024, 10h42 - Publicado em 26 out 2015, 13h51

A biomassa de banana, um tipo de purê feito com a fruta ainda verde, é considerada um alimento altamente funcional. Quando a banana está nesse estágio, ela concentra amido resistente, que age no organismo da mesma maneira que as fibras. “Melhora o trânsito do intestino e auxilia na prevenção de doenças como o câncer de intestino”, afirma a nutricionista Gisela Savioli. Além disso, o alimento ajuda a controlar o colesterol e é um grande aliado das dietas. O amido resistente da fruta evita os picos de glicemia no sangue, aumentando a saciedade.

Para ganhar seus benefícios, é só incluir a biomassa no preparo de suas receitas preferidas, como feijão, molhos, tortas doces ou salgadas e no que mais você inventar – o sabor é neutro e não atrapalha o paladar. Ficou interessada? Veja como fazer em casa. 
 

  1. Primeiro, lembre-se de que a banana verde não deve ter passado por aclimatação – pergunte ao seu fornecedor.
     
  2. Separe as bananas do cacho com uma faca ou tesoura, com cuidado para que se mantenham íntegras e bem fechadas. Lave com esponja, água e sabão, enxaguando bem.
     
  3. Em uma panela de pressão, ponha água até a metade. Espere ferver, acrescente as bananas e tampe. Quando começar a soltar o vapor pela válvula, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
     
  4. Desligue o fogo, mas não abra a panela nem a coloque sob a água da torneira. A pressão deve ser liberada naturalmente.
     
  5. Rapidamente, descasque a fruta ainda quente com ajuda de um garfo e bata no liquidificador ou no processador até obter uma pasta. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água fervente (não use a água do cozimento). Utilize a biomassa em seguida ou congele. Dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer.
     
  6. Descongele a biomassa em banho-maria (para não talhar) e só então junte-a às receitas. Pode ser usada congelada apenas em sucos e smoothies.
Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.